ciatalgia

Ciatalgia

Nervo Ciático

 O nervo ciático é o maior nervo do corpo, também conhecido como nervo isquiático. Ele começa na região inferior da coluna, passa pelo  glúteo  e desce pela parte posterior da coxa até a altura do joelho, onde se divide duas partes.

Por ser muito calibroso e ter muitas origens, a ocorrência de compressões  é muito comum. 

Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e  da perna.  Além disso, têm a função de conduzir as sensações das pernas.

Sintomas da Ciatalgia

A compressão do nervo, geralmente, causa inflamação e edema, provocando dor em seu trajeto, perda da força  e de sensibilidade.

No caso do  ciático, o sintoma mais comum é  dor lombar que irradia para o glúteo, e posterior da coxa. Podendo chegar na região  lateral da perna e do pé.

A intensidade da dor varia muito de caso a caso. Ela pode ser leve, causando apenas desconforto ou queimação ocasional. Em casos  graves, a dor pode ser excruciante, impedindo o paciente de ficar em pé. Além disso, é comum  haver sensação de choque elétrico pelo trajeto do nervo.

A ciatalgia pode piorar eventualmente após esforço, tosse ou espirro. Ficar sentado por longos períodos costuma igualmente agravar os sintomas da ciatalgia. Além da dor, a compressão do nervo ciático também provoca dormência, formigamento e redução da força muscular na perna.

Causas da Ciatalgia

Muitas podem ser as causas da dor ciática, as mais comuns são relacionadas a compressões das raízes do nervo na região coluna vertebral causadas por  hérnias de disco, osteófitos (mais conhecidos como bicos de papagaio) nas vértebras lombares. Além disso, desgastes naturais  fazem o espaço entre as vértebras diminuir, diminuindo assim o espaço que a raiz nervosa ocupa.

Outra causa de ciatalgia é a síndrome do Piriforme. Este músculo localizado na região da nádega pode comprimir o nervo ciático por encurtamento ou por espasmo gerando sintomas igualmente aos causados pela compressão no nível da coluna lombar.

Por isso a importância da avaliação detalhada para  tratar a causa correta da ciatalgia.

 

Imagem relacionada

Tratamento da Ciatalgia

Resultado de imagem para osteopatia

O tratamento osteopático da ciatalgia visa, portanto, harmonizar os movimentos da coluna vertebral, da articulação sacro-ilíaca e quadril, bem como dos músculos envolvidos com a dor. 

Cabe também ao osteopata investigar outras hipóteses a fim de afastar  causas como disfunções viscerais do intestino e de útero no caso das mulheres que podem ser origem de ciatalgia.

 

Thiago M. Rodriguez
CREFITO 3/125946

 

institutocurarte

Posted by institutocurarte