Condropatia patelar

Condropatia Patelar

Dor anterior no joelho, principalmente ao subir ou descer escadas, dor quando se levanta após passar muito tempo sentado? Pode ser sinal de uma condropatia patelar que pode ter consequências graves a longo prazo.

Anatomia

A cartilagem da patelar é a mais espessa do corpo. Isso se deve ao fato dessa cartilagem ser submetida a altas cargas durantes os movimentos do dia-a-dia, principalmente durante a prática de esportes de impacto.  A condropatia patelar é a lesão desta cartilagem pelo atrito incorreto da patela contra o fêmur.  É uma doença relativamente comum em indivíduos jovens, principalmente as mulheres.

 

Sinais e Sintomas

O sintoma mais comum é a dor na região anterior do joelho,  em atividades diárias como subir e descer escadas, levantar após permanecer muito tempo sentado. É bastante comum que a dor tenha um inicio sem uma causa aparente como um trauma, geralmente coincide com o início de uma prática esportiva. Outro sinal importante da condropatia é a crepitação (aquele “croc-croc”) durante os movimentos  do joelho. Isso se deve a musculatura anterior da coxa que força a patela contra o fêmur principalmente no início da extensão do joelho, pode  ainda apresentar inchaço.

Causas

Existem muitos fatores que podem predispor a condropatia patelar. Alterações anatômicas no formato da patela ou do  fêmur que comprometem o encaixe dos dois ossos. Fatores biomecânicos como encurtamento da musculatura posterior da coxa, ou fraqueza dos músculos da coxa ou do quadril.  Ou ainda falta de controle motor que leva a uma falha dinâmica do encaixe entre a patela e o fêmur. O valgo dinâmico é caracterizado pelo movimento excessivo de adução de quadril, rotação medial (joelho para dentro) e hiperpronação de calcâneo (pisada para dentro), durante o andar, descer degraus e correr por exemplo.

Tratamento

A fisioterapia é um tratamento eficaz em 90% dos casos. Inicialmente o tratamento visa controlar os sintomas e o processo inflamatório. Em uma segunda fase o enfoque do tratamento passa a ser a estabilidade e a absorção de impacto pela articulação patelofemoral. Para isso  são utilizados exercícios de fortalecimento dos músculos do joelho e do quadril.

Além do fortalecimento, o treino do controle dinâmico dos membros inferiores é parte fundamental do tratamento. É realizado um treino progressivo de reeducação, voltado para a correção de padrões anormais de movimento  durante atividades com descarga de peso, na tentativa de melhorar o encaixe entre a patela e o fêmur durante todo o arco de movimento do joelho. Isso garante uma melhor distribuição de cargas por toda a superfície da patela, reduzindo a sobrecarga na cartilagem e demais estruturas do joelho.

Visão da osteopatia

Na visão da osteopatia a condropatia patelar pode ser causada por disfunções em articulações distantes do joelho, como o tornozelo ou o quadril. Um entorse de tornozelo, por exemplo, pode a longo prazo predispor o surgimento de uma condropatia patelar, devido a alterações mecânicas causadas por bloqueios articulares gerados pelo entorse. Neste caso o tratamento convencional surtirá pouco efeito.   A osteopatia e a fisioterapia convencional são práticas complementares. Cada uma tem sua parcela de importância na recuperação do paciente.

Thiago Rodriguez

Crefito: 125946

Posted by Instituto Curarte

Deixe um comentário