(DTM|ATM) – Disfunção Temporomandibular

Disfunção temporomandibular  – Como aliviar dores e tratar

Você sofre com dores de cabeça frequente, sente estalidos na musculatura da face?

Fique alerta, pois esses sinais podem estar relacionados a Disfunção temporomandibular.

A Disfunção Temporomandibular é um problema relativamente comum,  porém com diagnósticos que podem confundir devido muitos sintomas associados.

A disfunção temporomandibular (DTM) é o funcionamento anormal  da ATM (Articulação Temporomandibular) que pode provocar sintomas dolorosos e inflamatórios refletindo negativamente na vida da pessoa.

A ATM une a mandíbula ao crânio, sendo a articulação mais utilizada de todo o corpo, realizando aproximadamente 2000 movimentos por dia, ao falar, mastigar ou bocejar.

CAUSAS DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

As causas mais comuns de disfunção temporomandibular são: Má oclusão dental, alterações posturais da coluna cervical, traumas, causas reumatológicas, chicote cervical (comum em acidentes de carro), hábitos para funcionais (roer unhas, morder objetos, bruxismo, apertar os lábios), e fatores emocionais como ansiedade e depressão.

SINTOMAS

  •  Dor de cabeça (principalmente ao acordar);
  • Cansaço da musculatura mastigatória;
  •  Zumbido no ouvido;
  • Dor cervical;
  • Limitação da abertura da boca;
  • Estalidos ao movimento a mandíbula;
  • Apertamento dentário;
  • Dor na face.

TRATAMENTOS: OSTEOPATIA NO TRATAMENTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A osteopatia tem como objetivos minimizar a dor, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura e reduzir o processo inflamatório.

Na grande maioria dos casos consegue-se um alívio quase que imediato da dor. Vale ressaltar que o  tratamento deve ter caráter multidisciplinar, envolvendo além do Osteopata, o Cirurgião buco maxilo e o Especialista emocional.

Cada profissional dentro da sua especialidade pode contribuir para um atendimento global e assertivo na resolução do problema.

Após realizar uma avaliação completa, o Osteopata  realizará o tratamento exclusivamente de forma manual. No tratamento deve-se levar em conta não apenas a ATM, mas também a coluna cervical, os ombros,a coluna dorsal, a posição e movimentos dos olhos, e outras estruturas que possa estar relacionadas a queixa do paciente.

Thiago Rodriguez

Crefito: 125946

Posted by Instituto Curarte

Deixe um comentário