Enxaqueca

O que é enxaqueca?

A enxaqueca é um dos 150 tipo de cefaleia que existe. Acredita-se que no Brasil 15,8%  da população sofra com as enxaquecas. Esta é a terceira doença mais prevalente e a sétima que mais incapacita no mundo.

É uma doença neurovascular caracterizada por crises repetidas de dor de cabeça incapacitante. Embora  a dor de cabeça latejante seja o sintoma mais comum da enxaqueca, não é o único. Náuseas, vômitos, hipersensibilidade à luz, barulho e cheiros, também podem estar presentes.

Ainda não se conhecem as causas exatas da enxaqueca. Mas um processo inflamatório de origem neurológica, alterações químicas no cérebro e alterações vasculares parecem ser os principais responsáveis.

Alguns estímulos são capazes de determinar o surgimento de uma crise de enxaqueca nos indivíduos predispostos. Para cada paciente os fatores desencadeantes variam, mas entre eles podemos destacar:

  • estresse;
  • sono prolongado ou privação de sono;
  • jejum;
  • traumas cranianos;
  • ingestão de certos alimentos como chocolate, laranja, comidas gordurosas e lácteas;
  • privação da cafeína, nos indivíduos que consomem grandes quantidades de café durante a semana e não repetem a ingestão durante o fim de semana;
  • uso de medicamentos vasodilatadores;
  • exposição a ruídos altos, odores fortes ou temperaturas elevadas;
  • mudanças súbitas da pressão atmosférica, como as experimentadas nos vôos em grandes altitudes; alterações climáticas; exercícios intensos;
  • alterações hormonais.

Como a osteopatia pode ajudar quem sofre  com enxaquecas?

Durante as crises de enxaqueca a osteopatia pode atenuar a dor, e fora dos períodos de crise  é que o tratamento irá se desenvolver com o objetivo de ser um fator preventivo.

É fundamental que o osteopata busque a origem dos sintomas, circunstâncias de aparecimento,frequência, localização, duração, etc. Munido de informações o profissional poderá ter um panorama global do corpo do paciente e poderá atuar de forma assertiva.  Com manipulações suaves, indolores e sem perigo, o osteopata corrige as disfunções. Por se tratar de uma abordagem holística muitas vezes o tratamento não é voltado apenas para a região da cabeça. Todo eixo da coluna vertebral, bem como as vísceras abdominais podem ser abordados buscando estimular o corpo as encontrar seu equilíbrio e com isso o controle da enxaqueca.

Mudanças de hábitos também podem ajudar

Sobre Icon

Organizar adequadamente a carga de trabalho, evitando o acúmulo de tarefas e levar tarefas para casa. Acredite, isso é possível mesmo com altas demandas;

Sobre Icon

Estabelecer uma rotina para o sono, com média de 7 a 8 horas por dia

Sobre Icon

Eliminar os alimentos identificados como desencadeantes das crises, o que varia de pessoa a pessoa, como os que contêm álcool, cafeína e condimentos fortes, por exemplo;

Sobre Icon

Alimentar-se em horários regulares, evitando “pular” as refeições

Sobre Icon

Evitar o uso indiscriminado de analgésicos sem prescrição médica

Sobre Icon

Realizar atividades aeróbicas leves regularmente (mínimo 3x/semana)

Sobre Icon

Inserir em sua rotina atividades que beneficiem o relaxamento e o alívio do estresse, como a prática de hobbies, leituras, meditação, entre outros.

Sobre Icon

Evitar exposição a luz, ruídos e cheiros fortes, especialmente durante as crises;

O Tratamento Osteopático em conjunto com hábitos mais saudáveis possibilitará maior qualidade de vida, bem estar, diminuição ou até mesmo exclusão das crises de enxaqueca.

Thiago Rodriguez

CREFITO: 125946

Posted by Instituto Curarte

Deixe um comentário