Equilíbrio emocional é fator determinante para Saúde
Desenvolver equilíbrio emocional é o segredo para sentir confiança, alegria e disposição. É importante ressaltar que controlar as emoções, não significa bloquear as emoções ruins e viver em constante estado de felicidade ( como seres humanos que somos, isso seria impossível).
Controle emocional é saber identificar as emoções e direciona-las para não tomar decisões precipitadas.
A vida é instável e não controlamos todos os acontecimentos, isso muitas vezes gera estresse. Acertos e erros caminham lado a lado, são parte da vida e precisamos aprender a lidar com ambos, sempre.
Quando o controle sobre as emoções é perdido, a autoestima baixa e a tomada de decisões insatisfatórias torna-se mais frequente gerando alto nível de estresse. O estresse leva a problemas como depressão, ansiedade, problemas no aparelho digestivo, insônia, agitação e dores no corpo. Gerando, assim, um ciclo infinito de dor e problemas.
Especialistas incentivam a busca por soluções práticas e a aceitação dos fracassos como forma de aprendizado.
Por outro lado, um bom controle emocional diminui os níveis de estresse físico e psicológico, aumenta a imunidade, a autoestima e a concentração.
Além disso, melhora a predisposição para relacionamentos interpessoais e ainda reduz sentimentos como raiva, medo e impaciência.
Algumas técnicas podem ser muito eficiente para alcançar o equilíbrio emocional. A meditação é um exercício que age no cérebro proporcionando maior domínio das emoções. A prática da Yoga integra benefícios para o corpo e para alma em um processo com troca entre energia física e emocional segundo as tradições milenares. Contudo, em alguns casos a ajuda de um terapeuta pode ser de fundamental importância.
Priscila Fragoso