Lesões no Crossfit

 

Crossfit no Brasil

O Crossfit é uma metodologia de condicionamento físico criada com base em três pilares: movimentos funcionais,  variação de movimentos e alta intensidade.

Sem dúvida, o crescimento  no Brasil foi rápido.  A metodologia chegou ao Brasil por Joel Fridman em 2009. Em 2015 eram pouco mais de 300 boxes, hoje são quase 900 espalhados por todo o território nacional. O Brasil é o segundo país com mais boxes no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, que conta com mais de 7200 boxes.

Prática do Crossfit

O objetivo do Crossfit é potencializar todas as capacidades físicas do ser humano, ou seja: a resistência respiratória e cardiovascular, resistência muscular, flexibilidade, força, coordenação, potência, agilidade, equilíbrio e velocidade.

​Os  benefícios  do Crossfit para os praticantes são:

  • Aumento da força física;
  • Aumento da flexibilidade corporal;
  • Aumento da auto-estima;
  • Redução do estresse;
  • Aumento de energia;
  • Redução do percentual de gordura corporal;
  • Previne lesões corporais;
  • Definição muscular;

No mais, uma das características presentes na prática é o estabelecimento de recordes pessoais, principalmente nos exercícios relacionados ao levantamento de peso, os chamados personal record (PR), em que o indivíduo busca executar o movimento com a maior carga possível. Tal característica estimula os praticantes a elevarem a carga à medida que aumenta seu tempo de prática, objetivando melhorar seus recordes, porém aumentando também o risco de lesão.

Fatores de Risco para lesões

Alta intensidade de exercícios sem preparo

Por se tratar de um treino realizado em  alta intensidade as chances de sofrer lesões são maiores. É fundamental que cargas e intensidade sejam progressivas. Por isso, o treino deve ser adequado, respeitando a individualidade do praticante.

Exercícios executados sem técnica adequada

Muitas lesões sofridas durante a prática do crossfit se dão por causa da  falta de técnica adequada durante os exercícios. Não adianta realizar uma série intensa e pesada de exercícios e executá-los de forma inadequada, pois as chances de se machucar são grandes.

Treino realizado sob estado de fadiga ou sem recuperação adequada

O corpo fadigado é mais suscetível a sofrer lesões. Isso acontece por consequência do desgaste neuromuscular provocado pelos exercícios.  Cansado, o praticante não executa todos os movimentos da forma adequada e acaba se machucando.

Também é importante que sejam respeitados os dias de descanso.

Lesões mais comuns no Crossfit

Quando comparada a outras modalidades de exercício físico ou esporte, a taxa de lesões no CrossFit não é considerada elevada. Em um estudo foi observada a taxa de 3.1 lesões a cada 1.000 horas de treinamento. Entretanto, em outro esportes como a corrida foram encontradas taxas de 2,3 a 3. 3 lesões, 9,6 no futebol,  5,4 no triatlo a cada 1.000 horas de treinamento.

Nos treinamentos de Crossfit o ombro é a principal articulação acometida. Isso se dá devido  à execução de alguns exercícios considerados lesivos, por exemplo: overhead squatpush presskettlebel swing e snatch.  Esses exercícios demandam uma elevada amplitude de movimento do complexo do ombro acima da cabeça, o que gera diminuição do espaço subacromial, predispondo as lesões.

No entanto alguns artigos científicos mostram também uma alta incidência de lesões no joelho e na coluna lombar.

Benefícios da Osteopatia para os praticantes

Como em toda prática esportiva dores musculares e articulares são comuns e normais. O cuidado com o corpo é portanto, fundamental para o bom rendimento do atleta. A osteopatia pode contribuir muito para a busca dos objetivos dos atleta de Crossfit. As técnicas de manipulação articular e, principalmente, a liberação miofacial são utilizadas a fim de que o corpo se mova de maneira adequada, minimizando assim o risco de lesões durante a prática.

Thiago M. Rodriguez
CREFITO 3/125946-F

Posted by Instituto Curarte

Deixe um comentário