OSTEOPATIA NA GESTAÇÃO

Os benefícios da osteopatia na gestação

A gestação é um período de mudanças no corpo da mulher. Inchaço nas pernas, lombalgia, alterações  dos sistemas digestivo e urinário são alguns dos contratempos comuns durante a gestação. Para aliviá-los pontualmente, normalmente a gestante recorre a  drenagem linfática ou às massagens. Mas, se a ideia for lidar com a origem desses problemas, o ideal é procurar a Osteopatia.

A visão da osteopatia é focada no paciente, estimulando o funcionamento natural e o equilíbrio do corpo. Na gestação a mulher tem necessidades específicas devido as alterações fisiológicas causadas pelo crescimento do bebê. Eventualmente essas alterações podem vir acompanhadas de dores e desconforto.

A partir do terceiro mês de gravidez, toda mulher pode se submeter à osteopatia, não há contraindicação. Antes disso, porém, é recomendado que o osteopata e o médico obstetra que acompanha a gestação, estejam alinhados.

Na prática, o osteopata manipula os pontos certos do corpo para trabalhar cada dor. A técnica alcança o local de origem do incômodo e provoca um estímulo para que os corpo se reorganize, eliminando a dor. Naturalmente esses estímulos são bastante suaves, ainda mais durante a gestação, não havendo riscos para  o bebê que está se formando.

O bebê é beneficiado indiretamente com o tratamento osteopático. Com a mãe mais relaxada, os sistemas equilibrados e a circulação em ordem, o bebê recebe de maneira mais eficiente o oxigênio e os nutrientes vindos da mãe e desenvolve-se melhor.

A frequência do tratamento durante depende das necessidades da gestante. O osteopata é capaz de fazer um trabalho preventivo, percebendo antecipadamente as alterações posturais que aumentam o risco de desenvolver dores.

Na reta final da gestação, a osteopatia também é uma forte aliada na preparação do corpo para o parto natural. A mobilização da pelve evita que a mulher tenha problemas como uma luxação no cóccix. Promove ainda o relaxamento dos músculos do períneo aumentando a elasticidade o que facilita a passagem do bebê.

Thiago Rodriguez

CREFITO : 125946

Posted by Instituto Curarte

Deixe um comentário