Qualidade de Vida x Meio Ambiente

Qualidade de Vida

A qualidade de vida está estritamente relacionada à preservação e respeito ao meio ambiente. Quando falamos em qualidade de vida pensamos em  fatores, como: alimentação, saúde, bem-estar, expectativa de vida etc. Contudo, existem outros fatores que compõem esta equação, por exemplo:  amigos,  relacionamentos, liberdade de escolha, família,  trabalho, equilíbrio emocional,  meio ambiente, dentre outros.

A busca qualidade de vida está relacionada com o “aqui e agora” e com o “planejar o futuro”, ou seja, temos que fazer as coisas boas no hoje. Para que  tudo que fizermos, tenha um bom reflexo no futuro, pois as atitudes de hoje, refletirão no amanhã.

Meio Ambiente

Como seres vivos estamos inseridos no ambiente, por isso todas as alterações que provocamos acabam impactando a nossa vida. Durante séculos vivemos em harmonia com a natureza. As necessidades de consumo eram muito menores,  por isso a natureza tinha tempo para se recuperar do que lhe era retirado, não alterando o equilíbrio natural.

Todavia, com a Revolução Industrial, no século XVIII, a natureza passou a sofrer agressões. Em busca de um desenvolvimento industrial acelerado os recursos naturais foram consumidos de forma desenfreada. Sem se preocupar com as consequências que poderiam trazer para o meio ambiente no futuro.

Enfim, infelizmente, hoje vemos que a sobrevivência do homem e, também, do nosso planeta, está em risco.  Percebemos que os recursos naturais, diferentemente do que pensávamos, não são inesgotáveis. Isso fez com que finalmente muitos  resolvessem se preocupar com as respostas que a natureza vem nos dando ao longo dos anos.

Qualidade de Vida X Meio Ambiente

Movimentos vêm sendo organizados visando soluções dos problemas ambientais que conseqüentemente são graves  para a vida do planeta e para a nossa vida pois dependemos do meio ambiente para viver.

Paralelo a isto as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a de qualidade de vida, buscando formas que o beneficiem e levem a uma vida mais saudável e equilibrada.

O motivo que leva as pessoas a se preocuparem  com as duas questões é a possibilidade de aumentar a longevidade.  Afinal, quanto mais as pessoas se cuidam, maiores são as chances de viverem alguns anos a mais.

Nota-se que a qualidade de vida está intimamente ligada ao respeito e preservação do meio ambiente. Portanto é imprescindível que haja um equilíbrio no meio ambiente para que tenhamos uma boa qualidade de vida.

Segundo pesquisadores da Universidade Carleton, no Canadá, o contato com a natureza melhora a cognição, o humor e a saúde em geral. Resumindo, o indivíduo se sente mais feliz  quanto maior a conexão com a natureza, maior o estado de felicidade.

Entre as sensações positivas relatadas, o aumento da vitalidade, seguida pelo afeto e satisfação com a vida foram  as mais comum entre os voluntários

Apenas isto já seria um grande motivo para tratarmos o meio ambiente com mais respeito e cuidado.

Nunca esquecendo que somos um sistema único e fazemos parte do todo.

E aí, como você tem cuidado da sua qualidade de vida?

Convido você a estar mais presente com a natureza.

Priscila Fragoso

Posted by Instituto Curarte

Deixe um comentário