Conhecer a lombalgia é uma arma poderosa para encarar as dores.
A lombalgia é altamente incidente ao redor do mundo, por isso muitos pesquisadores se dedicam a investigar sobre o tema. Atualmente passamos por uma grande revolução no cuidado com a coluna. E este conhecimento agregado ajuda tanto profissionais da saúde quanto os paciente a lidarem melhor com a dor lombar.
“Conheça a si mesmo e ao inimigo e, em cem batalhas você nunca correrá perigo.” Zun Tsu – A Arte da Guerra.
A coluna é uma das partes mais fortes do corpo. Constituída de blocos ósseos sólidos unidos por discos que dão força e flexibilidade a coluna, reforçada por ligamentos fortes e cercada por músculos grandes e poderosos que a protegem. Surpreendentemente é difícil machucar a coluna. A maioria das pessoas com lombalgia não tem algum dano em sua coluna. Muito poucas pessoas que têm dor nas costas apresentam alguma lesão em um disco ou um nervo pinçado.
A verdade é que na maioria das pessoas, não podemos identificar exatamente fonte do problema. Pode ser frustrante não saber exatamente o que está errado. Mas por outro lado é uma boa notícia – você não tem nenhum problema sério, doença ou qualquer dano grave nas suas costas. A maior parte da vezes a lombalgia vem dos músculos, ligamentos e articulações da coluna. A coluna simplesmente não está se movendo e trabalhando como deveria. Então, o que você precisa fazer é trabalhar para que a coluna volte a se mover corretamente.
O estresse pode aumentar a quantidade de dor que você sente. A tensão causa espasmos musculares e os músculos se tornam dolorosos. Portanto controlar fatores emocionais também é determinante para a resolução da lombalgia.
Tratamento da Lombalgia
Antigamente o tratamento da lombalgia consistia em repouso. Mas repouso prolongado na cama por mais de um ou dois dias não é bom, pois causa fraqueza óssea e muscular, o corpo fica mais rígido, você vai perdendo aptidão física, fica deprimido(a) e torna-se cada vez mais difícil livrar-se da dor.
Atualmente o objetivo da fisioterapia é recuperar o paciente mais rápido possível. O paciente deve mover-se de maneira natural e sem limitações, readquirindo assim sua funcionalidade e independência.
O tratamento é dividido em fases. Primeiramente o fisioterapeuta trabalha para controlar os sintomas do paciente, nesta fase a osteopatia é muito indicada. Em um segundo momento, o tratamento evolui para uma fase de controle motor com exercícios de fortalecimento e alongamento. Por fim a terceira fase (otimização funcional) em que o paciente será preparado para o retorno as atividades físicas de maneira progressiva.
Um diagnóstico de dor lombar não é uma condenação, uma vida plena e sem dor é possível. Adquirir hábitos mais saudáveis, praticar atividades físicas e procurar ajuda profissional ajudará no alívio da dor possibilitando maior qualidade de vida.
Técnicas como Osteopatia e Acupuntura além de diminuir a dor reduz o consumo de medicamentos, sendo benéfico para o corpo. Para casos de dor agravada por estresse a terapia e outras técnicas holísticas podem ser grandes aliadas.
Recomendação: Em caso de Dor Lombar : Mexa- se!!
Procure sempre orientação profissional.
Thiago Rodriguez
CREFITO: 125946