Existe posição correta para dormir?

Qual a melhor posição para dormir?

Todos os dias pacientes que sofrem com dores na coluna me questionam sobre qual seria a melhor posição para dormir. Um amigo/paciente me questionou se o uso de um travesseiro para o corpo o ajudaria acordar sem dores na lombar. Pois bem, resolvi responder a questão do meu amigo/paciente de forma pública, por que esta é uma duvida bastante comum.

“Receitas” para dormir corretamente

Em uma pesquisa rápida na internet é fácil encontrar “receitas” de boas posições para dormir. Alguns exemplos:
NOTA: leia até o final do texto!

Lateral


* Na posição de lado, dita como perfeita para o sono; tanto a coluna quanto o quadril permanecem em posição neutra, permitindo um bom alinhamento da coluna. Porém, não adianta apenas ficar deitado do jeito certo, alguns ajustes são necessários. Primeiro, o travesseiro: o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, assim eles ficam alinhados ao tronco. A coluna também é um ponto a se ter atenção: tente respeitar as curvas naturais dessa estrutura; manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado também são ótimas medidas para não forçar o nervo ciático. Quanto aos braços, nada de colocá-los para cima. Dormir com o braço esticado em cima da cabeça pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite… Isso é um reflexo de um travesseiro muito baixo. A densidade do colchão é outro ponto importante; um colchão muito mole afunda com o peso do corpo causando uma curvatura lateral excessiva e um colchão duro demais não permite que a coluna molde-se a ele impedindo que uma boa distribuição do peso corporal.

De barriga para cima


* De barriga para cima não é a posição mais indicada, mas também não é de todo ruim para o corpo. O lado bom é que as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Porém, a coluna não fica perfeita. Outra questão é a maior chance de problemas como a apneia ou ronco aparecerem em quem se deita nesta posição, pois a língua “cai” para trás, atrapalhando a respiração. Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é com o travesseiro bem baixinho evitando uma tensão na musculatura cervical. Uma forma de garantir um relaxamento das pernas é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos estendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas. Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen.

De barriga para baixo


* Se dormir de barriga para cima é aceitável, dormir de bruços é completamente contraindicado! O ponto delicado de dormir de bruços é a região cervical. Ao se deitar de barriga para baixo, você precisa se virar para respirar, rodando a cabeça cerca de noventa graus. Quando você coloca um travesseiro, então, além da rotação, ocorre a hiperextensão da coluna cervical causando dores.

O que é real !!!

Na teoria existe uma posição “correta” para dormir, na prática não.

Durante a noite é comum que nos movimentarmos e inconscientemente adotamos posições nem sempre consideradas corretas. A hipervigilância em manter a posição correta para dormir afeta mais negativamente a qualidade do sono do que a forma como dormirmos, sendo este um fator que efetivamente pode causar dor.
As dores nem sempre estão relacionadas a posição de dormir.
Não existe um manual de instruções sobre como dormir, mas temos um sensor natural para saber quais posições são boas ou ruins para nós. Este sensor é a dor. Portanto a posição correta para dormir é aquela que te trás relaxamento, boa qualidade de sono e um despertar livre de dor.
Fique atento aos sinais do seu corpo, caso alguma posição estiver causando desconforto, tente mudar, e se ainda assim não se sentir confortável, e a dor estiver atrapalhando sua qualidade do sono e de vida, procure auxilio de um profissional.
Thiago Medeiros Rodriguez
CREFITO 3/125946-F

Posted by Instituto Curarte

Deixe um comentário